Evento que acontecerá em abril de 2025 já conta com as principais marcas de máquinas e implementos, insumos, instituições financeiras, marcas de café e empresas de tecnologia.

 

A Cadeia Produtiva do Café finaliza o ano de 2024 participando dos últimos eventos planejados para este ano, mas já com a expectativa da realização da 5ª ALTA CAFÉ – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana que acontecerá de 08 a 10 de abril de 2025, no Clube de Campo da Franca, município de Restinga (SP).

Diferentemente dos anos anteriores, as áreas de exposição começaram a ser comercializadas no mês de ju-lho, com ampliação de 50% das áreas com relação à última edição.

Faltando em torno de seis meses para a realização da feira, 67% das áreas de exposição já foram comercializadas, comprovando a importância da feira para as principais empresas da Cadeia Produtiva do Café do Brasil.

“A antecipação das vendas permitiu uma maior visibilidade da feira, assim como contribuiu com a forma de pagamento das empresas”, afirmou José Henrique Mendonça, presidente do Sindicato Rural de Franca e presidente da AEAGRO – Associação dos Empreendedores do Agronegócio de Franca e Região, entidades realizadoras da feira.

Muitas novidades em máquinas e implementos estão sendo organizadas pelas empresas. Já confirmaram: Agritech, Banco do Brasil, Campos Solo, Casa do Adubo, Casa do Café, Case iH, COOALTA, Coolseed, Coopercitrus, Dedeagro, Dryeration, ECS Consultoria, FAESP, Jacto, Kamaq, Lonking, LS Tractor, Marispan, Massey Ferguson, Matão, MIAC-Colombo, Minami, New Holland, Pleno Pot, Pólen Fertilizantes, Quero Segurança, Redivo, SENAR-SP, Sicoob Credicitrus, Sicoob Credimogiana, Sol Energy BR, SWZ Máquinas, Yanmar, Yara Brasil, Ventura e VN Máquinas.

Várias outras áreas já estão “reservadas” para início da formalização do contrato, desde instituições bancárias, empresas de insumos diversos, máquinas e implementos. “Já está formalizada parceria com SEBRAE e com o SENAR-SP para a organização do Espaço Café e da Arena Tecnologia.

Serão mais de 40 áreas para empresas de tecnologia e marcas de café da nossa região. Buscamos, agora, finalizar parcerias com outras instituições representativas do setor em nossa região”, explicou o Engº Agrº Carlos Arantes Corrêa, coordenador da 5ª ALTA CAFÉ.

ESPAÇO CAFÉ E ARENA TECNOLOGIA
A Comissão Organizadora trabalha arduamente para “construir” um espaço diferenciado, que mostre não somente as principais marcas de cafés da Região da Alta Mogiana, mas que seja um espaço interativo, com a presença de empresas de embalagens, torrefação e equipamentos para o preparo da bebida; salas para workshops e treinamentos; cafeterias e área de alimentação; área de descanso e espaço kids.

“Buscamos envolver todos os setores neste Espaço Café: o produtor (marcas de café); o setor comercial (cafeterias, mercados, hotéis, etc.) e o turismo de negócios”, explicou Luciana Nunes, Diretora de Marketing da ALTA CAFÉ e diretora da agência Idéia Fixa.

Por outro lado, na Arena Tecnologia, projeto também em parceria com o SEBRAE-SP, a Comissão Organizadora propõe reunir as principais empresas agtechs da cafeicultura brasileira. “O mundo hoje é tecnológico. São muitas as empresas que buscam agilizar e aprimorar os processos na cafeicultura, desde a produção agrícola, passando pela colheita e processamento, terminando no produto final e comercialização”, explicou Carlos Arantes.

Os diretores da feira realizam mensalmente reuniões para aprovarem e colocarem em prática todo o planejamento definido em maio de 2024, logo após a conclusão da última edição da feira.

“Os diretores da AEAGRO – Associação dos Empreendedores do Agronegócio de Franca e Região, trabalham para construir um evento organizado, um ambiente diferenciado de negócios na cafeicultura. Mas, também – reconhecendo a importância do café em toda a economia de Franca (SP) e da Alta Mogiana –, buscam fortalecer parcerias com as instituições representativas do setor, para que a feira – assim como todos os eventos da cafeicultura na região – mostrem o potencial gerado pela cafeicultura para toda a sociedade regional”, explicou Arantes.

REPRESENTATIVIDADE
Assim como foi nas quatro edições anteriores, onde a ALTA CAFÉ contou com a presença do Vice-Governador de São Paulo, Secretários de Agricultura, deputados federais e estaduais, assim como prefeitos e demais autoridades locais, a Comissão Organizadora 2025 trabalha para que a feira recepcione autoridades que estejam engajadas com as várias necessidades que o setor cafeeiro da região necessita, sejam elas políticas assim como de infraestrutura.

Já estão confirmadas as presenças na Solenidade de Abertura de Guilherme Campos (Superintendente de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo/MAPA); Geraldo Nascimento Junior (diretor do EDR-Franca/SAA-SP); Ricardo Domingos Pereira (Coordenador da CATI/SAA-SP), Alexandre Grassi (Diretor do Departamento de Extensão Rural/SAA/SP) e José Carlos de Faria Júnior (Coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas/SAA-SP).

“Convidaremos pessoalmente o governador Tarcísio de Freitas, o secretário Guilherme Piaí e demais autoridades que consideramos muito importantes para o setor”, finalizou José Henrique Mendonça.

Equipe da SAA-SP: Geraldo Nascimento (diretor do EDR-Franca), Ricardo Pereira (Coordenador CATI), Alexandre Grassi (Diretor do Depto de Extensão Rural) e José Carlos de Faria Júnior (Coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas). (Créditos: Revista Attalea Agronegócios)
José Henrique Mendonça e Guilherme Campos (Superintendente do MAPA em SP). (Créditos: Revista Attalea Agronegócios)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *