Empresa paulista participará pela primeira vez da Alta Café
A Pleno Pot iniciou há três anos, em Mogi Mirim (SP), a fabricação dos paperpots com os mais variados diâmetros e comprimentos em papeis 100% biodegradáveis para as mais diversas culturas, inclusive para mudas de café.
Com uma ampla variedade de papeis, desenvolvidos para as mais diferentes exigências, a degradação pode se iniciar a partir dos 3 meses até 18 meses. Para café é indicado um papel que tem o início da degradação a partir do 10 a 12 mês da fabricação e contato com umidade do mesmo.
Experiencias não bem-sucedidas no passado com outros tipos de papeis deixaram produtores de café resistentes a essa tecnologia; e com razão. Papeis que não degradam podem sufocar as mudas.
Alguns testes já realizados com o café Conilon na região de Marilândia (ES) mostraram ótimos resultados. Já no estágio inicial as raízes conseguem perfurar o papel sem maiores problemas e, quando plantadas no chão, o papel quase não oferece mais resistência, sumindo aos poucos. Com esse papel biodegradável as mudas não ficam sufocadas.
Os paperpots são fabricados com os substratos mais variados, podendo a composição se adaptar às necessidades do produtor ou viveirista. Adubos de liberação lenta podem ser adicionados nas dosagens de preferência.
A ideia é fazer uso de substratos inertes para garantir a não proliferação de nematoides e outras doenças de solo que venham contaminar os solos onde serão plantadas as mudas.
SOBRE A FEIRA
3ª ALTA CAFÉ – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana
O Evento da Cafeicultura Brasileira
Data: 21 a 23 de Março 2023
Local: Clube de Campo da Franca, município de Restinga (SP)
Horário: das 8h às 17h.
Entrada e Estacionamentos: gratuito
Site: altacafe.com.br
Facebook: @altacafeoficial
Instagram: @altacafeoficial
Youtube: @altacafeoficial