Solenidade também contou com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento
O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth e o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, participaram na manhã desta terça-feira, 21 de março, da abertura oficial da 3ª Alta Café – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana. Na ocasião, a segurança no campo foi um dos temas abordados pelas autoridades que garantiram a defesa do agronegócio e do pequeno e médio produtor rural. Ao final da cerimônia, ambos também assinaram um protocolo de compromisso com o setor.
Em seu discurso, Ramuth afirmou que o atual governo de São Paulo não irá tolerar invasão de terra. “Estamos focados em garantir ao produtor rural a paz necessária. Não existe ato mais antidemocrático do que desrespeitar leis e invadir propriedade privada”.
Antes, o secretário estadual de Agricultura também disse que ‘cuidará do agronegócio’ e divulgou aos produtores presentes o FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), que oferece linhas de crédito com juros mais baixos para enfrentamento de adversidades como geadas, crise hídrica, entre outras.
“Temos linhas para diversas culturas, inclusive o café e já anuncio que estamos investindo nas rotas rurais e iremos rastrear todas as propriedades. O campo terá CEP e queremos também trabalhar um programa de internet para os pequenos produtores”, revelou Queiroz.
A solenidade de abertura também reuniu deputados, prefeitos da região e outras autoridades políticas. “A feira foi uma ideia que nasceu pequena e está se estruturando a cada edição. É uma alegria ver ter todos aqui reunidos em prol da cafeicultura. Hoje, o agronegócio tem sua importância e devemos honrar o produtor rural”, disse o presidente da Alta Café, José Henrique Mendonça.
A feira
A 3ª Alta Café acontece até quinta-feira, 23, no Clube de Campo da Franca, tem entrada gratuita e espera receber mais de 12 mil visitantes. Com o tema “Da semente à xícara”, o evento reúne 120 expositores que representam 200 marcas. A realização é da AEAGRO (Associação dos Empreendedores do Agronegócio da Alta Mogiana) e do Sindicato Rural de Franca.