Produtores rurais poderão tirar dúvidas sobre o CAR durante a 3ª Alta Café. Secretaria de Agricultura e Abastecimento estará com estande dentro do evento
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo estará presente na 3ª Alta Café, que acontecerá dos dias 21 a 23 de março, no Clube de Campo da Franca, com um mutirão do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais.
Segundo o governo estadual, atualmente, todas as propriedades do estado já estão cadastradas no sistema. A etapa agora é de atualização do cadastro, uma espécie de conferência dos dados e validação do CAR. “Técnicos da Secretaria de Agricultura estarão presentes na feira, orientando o produtor rural para que ele dê o aceite no CAR e receba o endereço eletrônico da propriedade”, disse o diretor da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Regional Franca, Geraldo Nascimento Júnior.
A verificação das análises concluídas por parte dos produtores/possuidores é determinante para o avanço do processo de regularização ambiental, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Além disso, com a conclusão do processo de regularização ambiental, o produtor rural continua tendo acesso a linhas de crédito de instituições financeiras públicas e privadas e pode obter lucro com a preservação ambiental a partir de pagamentos por serviços prestados.
“A regularização da propriedade é importante porque evita restrições, por exemplo, na hora de solicitar e renovar empréstimos, na regularização ou transferência do imóvel junto aos cartórios”, ressaltou o diretor da CATI. Na Regional de Franca, composta por 13 municípios, cerca de 8 mil produtores rurais precisam dar aceite no CAR.
Para a realização do serviço, é preciso que os proprietários apresentem RG, CPF, o CCIR (Certificado de Cadastro do Imóvel Rural), o ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), além da matrícula e escritura do imóvel. Aqueles que já têm o CAR e que precisam atualizar, devem ter em mãos a senha o e-mail em que foi feito o primeiro acesso, para que a equipe da CATI consiga atualizar as informações.
“Estaremos com um estande na feira, onde poderemos tanto ajudar nesse aceite do CAR na hora, como fazer orientações e também agendamentos para atualização do cadastro posteriormente”, adiantou Geraldo.
Em sua terceira edição, a Alta Café – Feira de Negócios e Tecnologia da Alta Mogiana contará com mais de 120 expositores e espera receber 12 mil visitantes nos três dias de evento.