Temas como sustentabilidade, exportação, sucessão familiar e protagonismo estiveram entre os assuntos debatidos na ALTA CAFÉ.
A 4ª ALTA CAFÉ – Feira de Negócios e Tecnologia – trouxe como novidade a realização dois workshops interativos com o público visitante, abordando temas relacionados ao ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e Mulheres no Agro, com rodas de conversas sobre protagonismo feminino e sucessão familiar.
Organizados pelo Sindicato Rural de Franca (FAESP/SENAR-SP), em parceira com o SEBRAE-SP, os eventos contaram com a apresentação de diversos profissionais do setor, assim como Grupos Representativos de Mulheres.
No primeiro dia de feira (12/03), aconteceu o workshop sobre ESG, que debateu temas como manejo de pragas e doenças na cafeicultura, práticas de sustentabilidade, exportação de café especial e novas variedades de café para o Estado de São Paulo.
Destaque para os pesquisadores Marcelo Jordão Filho (Fundação Procafé), Thiago Noronha (Noronha Agro) e Elder Moscardini (Café Moscardini).
WORKSHOP MULHERES
No dia 13/03, aconteceu o workshop Mulheres no Agro, com a organização de Iroá Arantes (diretora) e da equipe do SEBRAE-Franca, contou primeiramente com a apresentação da Drª Juliana Farah (FAESP/SENAR-SP).
Em seguida, houve a apresentação de representantes dos Grupos de Mulheres: Semeadoras do Agro, Cerejas do Café, Aliança Internacional das Mulheres do Café, Mulheres do Brasil, e Conselho da Mulher Empreendedora ACIF.
Destaque, também, para os depoimentos de Ananda Bernardes (Olimáquinas – LS Tractor); Angélica Alves (Cocapil); Isabela Santos (Oimasa – Massey Ferguson); e Gesiani de Freitas (Sami Máquinas – Agritech).
No fechamento do workshop, ocorreu a apresentação das empresárias e cafeicultoras Flávia Lancha e Bruna Malta e da empresária Tamara Mendes, abordando o tema Sucessão Familiar. A história de cada uma, seus desafios frente ao empreendedorismo, a maternidade e como conciliar tudo isso, foram alguns dos assuntos debatidos.
“Procuramos escolher temas informativos e didáticos para que todos os workshops pudessem ter troca e conhecimento de forma gratuita”, disse o presidente da Alta Café, José Henrique Mendonça, que também preside a AEAGRO e o Sindicato Rural, realizadores do evento.
Fotos: Marcos Limonti/Alta Café